« Só eu sei meu sonho | Entrada | Women on waves »
agosto 26, 2004
Angústia de outono

A angústia é isso.
Olhar o espelho e não ver mais o rosto de que gostavas mas um outro em que as marcas do tempo se vão sentindo, pouco a pouco.
Olhar o teu corpo e saber que já não é o corpo jovem de outrora, tem marcas dos anos, dos amores, da maternidade tão desejada mas tão exigente.
Olhar as tuas filhas e vê-las mulheres jovens como já foste, há uns tempos. Orgulho mesclado com um pouco de inveja da vida por viver.
A angústia é isso.
Olhar para dentro de ti e encontrar lá escondida, num canto qualquer, a mesma rapariguinha, a mesma mulher. Sentir que, por dentro, não envelheceste. Tens algumas marcas, algumas rugas mas és capaz das mesmas ilusões e dos mesmos sonhos. Talvez mais serenos, mas ainda assim…
Porque é que a alma, o coração, onde quer que os sentimentos se alojem, não vai também envelhecendo, acomodando-se com o passar do tempo e adormecendo em paz?
Publicado por lique às agosto 26, 2004 09:36 PM
Comentários
Ainda bem que não vai Lique. Mesmo esquecendo-se que o corpo já não tem a mesma pedalada que ela tem. Vemos isso tudo que dizes mas permite-nos também manter os projectos, os sonhos, os desejos... enfim tudo o que descreves. E tentar realizá-los. Sei que envelheci mas acho que nunca tive tantos projectos na minha vida :)) olha para o que tu me fizeste escrever... bjks
Publicado por: ognid em agosto 26, 2004 10:13 PM
Sabe, Lique, penso que é pq há pessoas que nascem "inquietas". Teu texto soube-me mesmo bem, diz-me muito sobre mim mesma, sobre sentires na maturidade. Dos dias em que o espírito acorda com 20 anos e outros com 95. E, o mais engraçado é que não há contradição ou disfunção (pelo menos acho eu que não...bem...rsss).Entendo como natureza inquieta (incurável, pelos vistos). E teu texto vem de encontro com estes meus sentires,e tu sempre com uma abordagem extremamente transparente e delicada. Gostei muito, minha amiga. Um beijinho muito especial pra ti:) P.S. a imagem é um escândalo de bela!
Publicado por: Lia em agosto 26, 2004 10:23 PM
è isso mesmo, sonhar, continuar a sonhar, pois é o sonho que comanda a vida e deixar as rugas da evolução cronológica para trás...
Publicado por: polittikus em agosto 26, 2004 10:29 PM
Estás demasiado perto para veres!
Portanto, afasta-te!
Estás certamente longe para sentires!
Portanto, estás com um enorme problema para resolveres…
(apontamentos para o manual da serenidade, ou como se chega à conclusão que há um ponto em cada instante que é mágico).
Neste equilibrio, que nos vive no sentir, está a fronteira entre a angustia e a serenidade...
um beijo
Publicado por: almaro em agosto 26, 2004 11:03 PM
Os traços do tempo também deixam marcas na alma, na forma de sentir, diria que um depuramento interior corre em paralelo com a perda da juventude exterior. A capacidade de amar ganha uma riqueza que aos 20 anos não se divisa, é tudo muito premente, há uma ânsia de viver tudo demasiado depressa. Descobres novas rugas, mas descobres, ao mesmo tempo, a tranquilidade, a serenidade com que olhas a vida. Beijinhos.
Publicado por: moriana em agosto 27, 2004 12:06 AM
Querida Lique, não deixes que a angustia tome conta de ti, ainda bem que em ti não se perdeu a capacidade de sonhar, ainda bem que a rapariguinha não envelheceu... Porque querida amiga, com toda a certeza a angústia seria maior, e a vida teria muito pouco sentido... Deixa-te sonhar livre de angustia... A vida é sempre bonita em qualquer momento em qualquer fase, basta estarmos disponiveis para ela... enfrenta-a e vive-a com toda a serenidade, Muitos beijinhos, tem uma noite feliz!
Publicado por: Maria Branco em agosto 27, 2004 12:23 AM
Porque é o coração, ou a alma, que guarda a juventude, revelando-se no que fazes, no que dizes, na forma como vês e aprecias, cada vez melhor, tudo o que te rodeia.
Eu acredito nisso :-)
Beijo
Publicado por: inconformada em agosto 27, 2004 12:24 AM
Não sei, ainda, resolver o problema que propões. Estou muito próximo do comentário de ognid e prefiro centrar-me mais no âmago dos projectos do que no tempo para os cumprir... É uma fuga para a frente, claro, mas neste caso deve ser uma fuga em velocidade reduzida. Cada ruga é um aumento de sabedoria, mas é também uma premência. E o saber é infinito, mas o nosso tempo não...
Publicado por: OrCa em agosto 27, 2004 12:24 AM
O coração a alma tem um ritmo bem diferente do corpo, tão depressa envelhecem como de repente recuperam a juventude e a alegria e irreverência das crianças.
Ainda bem que assim é, porque apesar de tudo se poder tornar menos lógico, dá uma cor especial ao acto de viver!
Publicado por: jotakapa em agosto 27, 2004 01:05 AM
Ah, hoje e já há um tempo estou assim. Meio de luto. Meio N.S.das Dores: cada chaga um sangue novo. Angústia é um bom tempero pra dar gosto ao meu sentimento de envelhecimento. Bjs.
Publicado por: Jane em agosto 27, 2004 03:29 AM
Caramba pá!!! Parabéns!!! Sinceramente....este é um dos blogs mais bonitos que visitei nestes ultimos tempos!!!Muitissimos parabéns!!!Lindo...lindo...lindo...fiquei tão espantado que perdi a inspiração para comentar o post!! Ate a página de coments está muito bonita!!!
Publicado por: Armando em agosto 27, 2004 03:34 AM
Decididamente é para aqui que tenho que me mudar e abandonar o nojo do sapo!!!
Publicado por: Armando em agosto 27, 2004 03:35 AM
Por que não é para se acomodar Lique. A vida é linda em qualquer fase...sem angústias, mas com sonhos e desejos de torná-los realidade. Beijos
Publicado por: Marcia em agosto 27, 2004 04:40 AM
A VERDADEIRA ANGÚSTIA, é não libertar-se dos clichés da moda sempre efémeros; é envelhecer mal; é não aceitar a lei da vida; é não ver o significado humano das rugas; é morrer antes da hora. Não acredito que sejas tu... ...
Publicado por: Pantanero em agosto 27, 2004 09:30 AM
nunca penses em termos de velhice. pensa em fases de adolescência.
Publicado por: fernando esteves pinto em agosto 27, 2004 10:09 AM
Ai......... Não te sentes culpada por essa invejazinha misturada com orgulho a olhar as filhotas?É que eu adormeci outro dia, com 20 anos, e acordei com quase 40! Beijo grande
Publicado por: fernanda em agosto 27, 2004 10:17 AM
O que importa é que és tu mesmo...mesmo mais velha tens sempre aquele teu toque que te pertence com certeza...Seras para sempre inigualavel pois ninguem é capaz de ser igual ao proximo...Não te importes com as caracteristicas que vais adquirindo...São tuas e decerto são especiais...
Publicado por: Tiegas em agosto 27, 2004 10:34 AM
Querida amiga, o prenúncio do outono dá-se todos os anos, é ciclico, e é isto que importa ter presente. A primavera ou o início do verão da alma e da mente é que têm de existir sempre. Há tanto a descobrir, tanto a aprender que a nossa interioridade tem de ser primaveril. Bjinhos amiga
Publicado por: amita em agosto 27, 2004 10:56 AM
Ai amiga as coisas que tu me lembras!Também às vezes gostava que o coração e a alma se aquietassem mas é só às vezes...Ainda bem que assim não é, não achas lique?Beijos e votos de um bom dia.
Publicado por: MWoman em agosto 27, 2004 01:31 PM
Cada fase da vida tem a sua beleza. Pena é que que muitas vezes só a apreciamos quando é tarde demais. O que conta é o que se sente por dentro. As rugas são sinais de antigos sorrisos, ainda que não sejam algo de muito estético, são sinal de que já somos felizes... nada como olhar para a vida com olhar positivo... ;) Bjs
Publicado por: ridufa em agosto 27, 2004 02:03 PM
A cada dia que passa, aproximamo-nos de um final anunciado. Aproximemo-nos bem, por trajectos claros e, humildes. Como diz Márcia, trata-se de envelhecer bem...
Um abraço.
Publicado por: LE. em agosto 27, 2004 02:06 PM
Já deve ter percebido por estes dialogos que temos mantido nos ultimos meses que sou um pouco radical.....de um modo suave mas sem duvida radical.E sendo asssim estou aqui a dizer-lhe que é chato não sermos novas e fresquinhas sempre....bolas ,é uma maçada!Mas angustia Lique!não concordo.Olhe o tal sitio onde se vai crescendo por dentro fica cada vez melhor,tornamo-nos numas mukheres sabedoras!Por fora estamos em mudança desde o dia em que nascemos...já viu alguem com cara de recem nascido aos 30 anos?E depois porque será que ter 50 ou 60 não é bonito?Há 50 e 60 muito bonitos e muitos 18,15 21 etc nada geitosos:_))))))Já agora que descriminação é esta de ter um blog "mulher dos 50 aos 60" e depois?não me deixa vir para aqui botar discurso!!!!:-)Sei que é demasiado popular dizer isto ,mas haja saude que a vida é uma maravilha.Bjs e responda-me com meiguiçe que eu estou já velhota:-)
Publicado por: annie hall em agosto 27, 2004 02:24 PM
Os traços são exteriores...interiormente , somos sempre iguais...
Beijo Lique :)
Publicado por: Finurias em agosto 27, 2004 02:25 PM
por dentro dos meus 43 anda a tal rapariguinha que a Lique fala! percebo perfeitamente o que diz, mas esta não é a Lique que vai à box dizer-me pra abrir os olhos, pois não? ou é, e tudo isto, as nossas "contradictions", fazem parte do nosso encanto. a serenidade é desejável, mas uma inquietudezita mantem a chama da vida bem acesa!
Publicado por: pandora em agosto 27, 2004 03:07 PM
Ora vamos lá ver o teu caso.
Sentes-te, exteriormente, no Outono da vida quando por dentro ainda és Verão ou mesmo Primavera?
Acho que estás a sobrevalorizar o aspecto exterior e, pior que isso, como o comparas com imagens anteriores, o resultado será sempre negativo.
Nada de angústias, olha à tua volta e vê o aspecto das pessoas da tua idade. Vais ver que a comparação te é positiva. Sorri, sorri muito porque mesmo sem te ver acho que ainda és muito bonita (por dentro e por fora).
Um grande beijo meu, que teria razões para sofrer da mesma angústia, por motivos idênticos (mesmo sabendo que maternidade não é a mesma coisa que paternidade).
Publicado por: Nilson em agosto 27, 2004 03:54 PM
>>ognid: pois está bem, mas não deixa de haver uma contradição entre o que somos por dentro e o que o tempo vai fazendo de nós. É isso que angustia, às vezes... Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 04:48 PM
>>Lia: eu não me lembro de, em alguma altura da minha vida, não ter sido inquieta. Talvez seja isso que me faz mexer e fazer perguntas e continuar de vez em quando a meter-me em cada sarilho.. Mas que o corpo nos obriga a abrandar, isso obriga. Beijinhos, amiga.
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 04:50 PM
>>polittikus: continuar a sonhar sim ,mas adequar de alguma forma os sonhos à realidade. Agora estou a lembrar-me do comentário que te deixei lá. Aqui há uns tempos, nunca diria aquilo. Mudamos, apesar de tudo. Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 04:53 PM
>>almaro: não sei se o teu manual consegue solução para todas as angústias. Percebi o sentido do teu comentário: se me afasto para ter perspectiva, fico demasiado longe para sentir. Encontrar esse ponto de equilíbrio é que é o problema. Beijos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 04:58 PM
>>moriana: totalmente de acordo, amiga. Aliás, esse olhar diferente começa logo aos quarenta e poucos. Parece que tudo se atenua, se torna mais terno, com contornos mais suaves. Aconteceu comigo, claro. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:00 PM
>>Maria: tens sempre palavras doces, de apaziguamento. É verdade, amiga, que seria bem pior se a rapariguinha tivesse morrido cá dentro. Então o mundo era todo cinzento. Mas não deixa de haver uma certa angústia, por vezes. beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:03 PM
>>Inconformada: acredito, também. É por me sentir jovem por dentro que me atiro para certas batalhas, que defendo aquilo em que acredito. Se não fosse assim já teria certamente desistido. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:13 PM
Não sou muito de citações, mas aprecio-as qd nelas tropeço. E esta, apanhei-a no pollitikus e cabe aqui lindamente:
"Se a juventude soubesse, se a velhice pudesse"
Estienne, Henri
A quem andamos a enganar, se somos constantemente bombardeados c paraísos idílicos (q cabem inteiros num frame) e felicidade em pacote?! Tudo vende juventude!? Vive-se na escravatura da imagem, sim. Mesmo para lá da beleza convencionada, o envelhecimento é catalogado num grupo de hipocondrias. Qd se deixou de considerar uma sociedade apoiada na sabedoria dos idosos, reverteu-se a objectiva, por isso floresce a angústia.
Saber disso tudo, ajuda? Naaa. Raisparta as teorias... ;)
Aging kiss
Publicado por: MJM em agosto 27, 2004 05:19 PM
>>OrCa: provavelmente, estamos próximos na idade por isso entendes o que eu quero dizer. Pensar no tempo que resta pode ser ainda mais angustiante que resolver as contradições entre a "juventude" interior e o natural envelhecimento. Enfim... Beijos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:28 PM
>>jotakapa: de facto, os tempos são diferentes. Também há dias em que, por dentro, nos sentimos com 90 anos. Acho que é a tua primeira visita. Retribuirei logo que seja possível. Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:30 PM
>>Jane: minha amiga, dei por esse estado de espírito hoje, lá no teu sítio. Alguém tão criativo como tu, tem que ser jovem de coração. De certeza. Beijos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:33 PM
>>Armando: obrigada pelo elogio. Acho que o nojo do Sapo (hoje tem estado do pior) te pregou uma partida e te fez desaparecer os posts. Quando conseguires entrar na gestão do blog, tenta fazer "reconstruir blog". Normalmente resulta, digo-te eu a quem isso aconteceu umas três ou quatro vezes. Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:37 PM
>>Márcia: vou tentando ir por aí amiga mas às vezes a angústia instala-se! beijos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:39 PM
>>Pantanero: também não quero caber nesse retrato. No entanto, sabes (ou não, que tu ainda deves ser jovenzito) que, por vezes, não basta a radiância do espírito. E a contradição entre o sermos novos por dentro e não tão novos por fora, existe mesmo. Beijos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:42 PM
>>Fernando: abreviei o nome, desculpa. Fases de adolescência... a adolescência também não é uma época particularmente feliz... ou é? também é a primeira vez que falo contigo, obrigada, visitar-te-ei em breve. Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:45 PM
>>Fernanda: culpada, não! Não é um sentimento dominante. Só tu mesmo... mas olha que essa sensação de que ontem ainda tínhamos vinte ou trinta anos, existe mesmo. :) Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:47 PM
>>Tiegas: o que dizes faz parte de aceitar o envelhecimento. De aceitar as nossas características em cada época por que passamos... e tens razão claro! Ninguém é igual a ninguém. Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:49 PM
>>Amita: tens razão, o mundo é vasto e tem muito para oferecer, em todas as épocas da vida. Necessário é mantermos a disponibilidade para aproveitar tudo isso. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:52 PM
>>MWOMAN: se calhar, ainda bem que é assim. Não nos poupa desgostos mas abre-nos caminhos de possibilidades imensas. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:54 PM
>>Ridufa: eu não renego as rugas que são as marcas do que vivi e quero muito aproveitar o que a vida ainda tiver para me dar. Só que, por vezes, dá aquele arrepio... Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 05:57 PM
>>LE: concordo plenamente, sobretudo com os trajectos claros. Isso faz parte da meu posicionamento na vida e encaixa-se na tentativa de envelhecer bem. Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 06:01 PM
>>Annie: o seu radicalismo é aqui sempre bem recebido, seja para concordar ou para discordar. A angústia é o que eu digo à Ridufa, aquele friozinho que passa por nós às vezes... mas não sou pessoa de andar para aí a lamentar a minha idade. Quanto ao nome do blog, diabo, tem a ver coma minha idade, claro, mas alberga todos os que cá quiserem vir. Aposto que há aqui gente desde os trintas até aos cinquentas e tais... todos jovens de espírito!:=) Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 06:07 PM
>>Finurias: pois é verdade, interiormente, por mais tempestades que passem por cima de nós, parece que regeneramos e a esperança volta a instalar-se. Se calhar, ainda bem que assim é... Bjs
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 06:09 PM
>>pandora: querida, é a mesma lique, claro. Com as suas contradições e a sua inquietação que a fazem sentir-se viva. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 06:12 PM
>>Nilson: homem, deste-me uma boa receita. De facto, se fôr a comparar, até fico mais animada! Obrigada pelas tuas palavras. Um beijo.
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 06:14 PM
>>MJM: baby, a tua lucidez é espantosa. Quando eu crescer, quero ser como tu!!:)) Apontas um facto importante e que, por muito que nos queiramos alhear, está aí em todo o lado: a escravatura da imagem, a cultura da juventude como única fase da vida que interessa. E acredito sinceramente que estas angústias são também consequência disso. Como ultrapassar? Pois...raisparta as teorias! beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 06:19 PM
Eu acho que está tudo feito da melhor maneira para que sejamos felizes assim. Ao contrário do que muitos dizem acho que saber envelhecer é olhar para o espelho e ver sempre um rosto sem rugas, e dizer para si próprio que ainda se tem 20 anos. Com convicção.
Publicado por: yardbird em agosto 27, 2004 07:18 PM
Angústia, Lique? Desta vez discordo em absoluto. Tenho a idade dos meus sonhos. Não se concretizam agora, que já não sou jovem? E os da juventude, quando a pele era lisinha, não havia cabelos brancos nem aquela gordurita contrária às normas publicitárias, ter-se-ão realizado todos? Claro que não! Gosto da minha idade (para a semana somarei mais um anito no B.I), tal como gostei de outras antes. Tem uma boa noite e ... reconsidera! ;-)**
Publicado por: adesse em agosto 27, 2004 07:22 PM
>>Yardbird: tu tens esse poder de ver sempre um rosto de 20 anos? Ah, pássaro feliz!! :)) Beijos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 07:37 PM
>>adesse: que bom, amiga, ver-te por aqui! Fazes muito bem em discordar que isto é mesmo um desabafo daqueles dias em que nos sentimos mais em baixo... Claro que os sonhos da juventude também não se realizaram todos, mas hás-de concordar que nos parecia sempre ainda ter muito tempo! Mas fico feliz da tua forma de encarar a idade. É a forma certa, sem dúvida! beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 07:41 PM
Que outono nos teus sentimentos, Lique! Ainda BEM que a nossa Alma não segue a nossa evolução fisiológica ... Que seria de nós se isso acontecesse??? mas há momentos como este. Em que nos perguntamos o porquê deste percuros tantas vezes penoso a que chamamos vida. Mas ... lembra-te também que há o contrário. Infelizmente. Corpos bem jovens com um outono precoce na alma... Isso também me aflige! Um BOM fim de semana!**
Publicado por: M.P. em agosto 27, 2004 08:10 PM
>>M.P. : São momentos, Manuela. Felizmente, passageiros, porque não me estou a ver a viver em angústia permanente. E, de facto, há jovens que parece até gostarem desse estado de Outono, para não dizer Inverno... Beijinhos. Bom fim de semana!
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 08:15 PM
Não existem palavras que possam nos consolar disso. Não existe comsolo para a solidao humana.
Publicado por: inquieta em agosto 27, 2004 10:39 PM
>>Inquieta: a mim parece-me que a solidão pode existir em qualquer idade. Conheço pessoas muito novas e muito solitárias. O que temos que vencer é a solidão dentro de nós. E olhar o caminho em frente. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 27, 2004 11:08 PM
Sim , Lique. A solidão existe em qquer idade, é inerente da condição humana. O que podemos é disfarça-la
Beijo
Publicado por: inquieta em agosto 28, 2004 07:02 PM
bonita imagem!
Publicado por: Ana [Lua] em agosto 30, 2004 02:50 AM
Li o texto que me tocou e depois perdi-me a ler os (muitos) comentários e respostas. A melancolia do Outono também me toca algumas vezes, o perceber que existem coisas que estão irremediavelmente perdidas, ainda que a razão diga que outras diferentes equilibram a balança. Acho que às vezes o valor que damos ao interior não é mais do que uma forma de lutar contra o tempo, uma defesa contra a inevitabilidade da gravidade que faz pender os corpos, das expressões que vincam sulcos, do sedentarismo que deforma formas ...
Mas existem outras vezes que sinto que é mesmo dentro que nós vivemos, que nós somos, que existimos, e este corpo é apenas um transporte a que pedimos boleia, e que mais arranhão ou amassadela, desde que nos leve ao fim do percurso, é o que interessa. E claro, que tenha janelas suficientemente grandes para mostrar ou deixar transparecer quem leva dentro, isso sim, é importante.
Publicado por: maria em setembro 1, 2004 06:47 PM