« Memórias do pano verde | Entrada | Só eu sei meu sonho »
agosto 24, 2004
Dos cavalos e das vacas

Acho que já disse que trabalho num edifício que se encontra dentro de uma quinta. Se não disse, fica dito. Da janela do meu gabinete, vejo um longo prado onde costumam estar cavalos e vacas. É sempre um prazer renovado olhá-los ali, quase em liberdade. Na semana passada, numa daquelas manhãs de chuva que já nos dão o Outono quando ainda não desfrutámos o Verão, fui ver se lá estavam e, de facto, alguém se devia ter esquecido de os guardar e a chuva fustigava-os com força. O que me chamou a atenção foi que estavam imóveis e se tinham encostado uns aos outros (cavalos com cavalos e vacas com vacas, também não exageremos), tentando que o corpo de outro os abrigasse da chuva. Não corriam, não se ouvia um som, abrigavam-se uns aos outros, só.
Olhando para as minhas habituais pilhas de papeis mais ou menos inúteis (se pensarmos em termos de destino da humanidade) e lendo de relance as notícias na net, interroguei-me sobre o que é que tinha feito perder à nossa espécie aquele sentido de protecção mútua. Houve tempos imemoriais em que as tempestades que fustigavam a humanidade eram mesmo só as tempestades da natureza. E em que o sentido de protecção mútua existia. Que se perdeu com tudo o que, supostamente, ganhámos? Vivemos hoje para nós e quando muito para os mais próximos (família). Talvez porque, nessa esfera, o instinto ainda se aplica. Mas e os outros? Importamo-nos com as tempestades de toda a ordem que os atingem? Oferecemos o nosso corpo ou a nossa mente como protecção?
Não vou deixar aqui mais perguntas. Isto é só uma reflexão acerca dos cavalos e das vacas…
Publicado por lique às agosto 24, 2004 10:06 PM
Comentários
Vejo as coisas de outro modo, noutra perspectiva, com outro ponto de fuga. Nós agrupamo-nos por interesses, protegemo-nos em grupo conforme os nossos objectivos, somos um animal cooperativo que se move por egocentrismo, ao contrário das vacas e dos cavalos. O que nos move não é a protecção do outro mas a nossa. É esse o comportamento esperado do ser Humano. Quem sai deste parâmetro é um marginal e é olhado como um imbecil. Será herói e benemérito se a sua acção altruísta for em benefício de outro, porque se não produzir beneficio, é um louco!
Publicado por: almaro em agosto 24, 2004 10:40 PM
Bem, vamos por ordem. Gostei muito deste texto, Lique, tanto que "obriguei" toda a gente, cá por casa, a ouvi-lo, pois me pareceu de propostas e abordagens múltiplas. Assim a dar para a polémica, até à discussão envinagrada, que também faz falta para estimular os neurónios.
Olha o que nos diz o Almaro, por exemplo. É bem esgalhado, mas faz-me lembrar - sem qualquer sentido de demérito - aquela história de "lhe dar na cabeça ou por baixo do chapéu". O que ele diz do ser humano é aplicável ao comportamento dos cavalos ou das vacas.
A diferença é que os cavalos e as vacas têm-no ainda e sempre. E nós cada vez o vamos tendo menos.
Na verdade, o cavalo está a protejer-se quando proteje o outro... e a vaca faz o mesmo. O inteligente do ser humano é que arranjou manias de original e inventou o guarda-chuva, passando a presumir-se "independente".
A chatice é que chuvas há muitas e o desprezo a que o ser humano vota o outro ser humano produz, no limite, que um soldado americano e um miliciano iraquiano olhem um para o outro sem sequer lhes passar pela cabeça que têm uma mãe comum, perdida nos confins da Humanidade.
Pois é, Lique. Obrigado pelo teu texto. Os animais são nossos amigos. Nós é que tendemos a ser uns animais, sem amigos sequer.
Publicado por: OrCa em agosto 24, 2004 11:53 PM
Tu já sabes que se falas de animais eu estou aqui caída. E ainda por cima de vacas, espécie que só não tenho aqui em casa porque... ainda não arranjei a casa ideal. Certo é que os animais continuam a saber mais do que nós. Como diz o OrCa ao proteger o outro, protege-se a si mesmo: e nós estúpidos humanos ainda não percebemos isso ! Se é que alguma vez vamos perceber... :-) Beijo grande amiga
Publicado por: inconformada em agosto 25, 2004 12:07 AM
Acho que o OrCa disse quase tudo o que interessa numa só frase "o cavalo está a protejer-se quando proteje o outro... e a vaca faz o mesmo". Nós, espertos saloios, esquecemo-nos desse pequeno detalhe. Foi um bom tema que tu aqui trouxeste. bjks
Publicado por: ognid em agosto 25, 2004 12:21 AM
Quando o vizinho é assaltado, fechamos a porta para não nos travarmos de razões com o assaltante. E assim nos protegemos. Ao mesmo tempo que o assaltante continua impune e livre. Funcionamos assim. Desde que não sobre para nós, a vida é uma maravilha.
Bom tema de reflexão, Lique
Beijinho
Publicado por: yardbird em agosto 25, 2004 09:13 AM
Cavalos e vacas são dois animais que me metem medo. As vacas, então, só mesmo no prato!Os cavalos ainda lhes acho uma beleza especial... Na casa onde morava antes, as traseiras davam para uma escola de equitação. Tinha com frequência grandes cabeças de cavalo a espreitar na minha janela. Era cada susto que nem te conto! Prefiro burros. Adoro burros! Os de 4 patas, é evidente. Não tens esperança que um dia vejas todos encostadinhos, mesmo vacas com cavalos? Beijo
Publicado por: fernanda em agosto 25, 2004 09:14 AM
Que visão tão inspiradora para se trabalhar... :) Bjs
Publicado por: ridufa em agosto 25, 2004 09:49 AM
Querida Lique, Muito pertinentes estas tuas perguntas, pois eu digo-te e independentemente das reações dos outros do que os move ( até porque não quero julgar, não poderia), que protejo e cuido, que me inquieta mais a estabilidade paz e bem estar dos outros que a minha própria. E digo-o sem tristeza e sem mágoa, faz-me feliz, acreditas?? Muitos beijinhos, tem um dia feliz...
Publicado por: Maria Branco em agosto 25, 2004 10:30 AM
Passei só para te desejar um bom dia. Voltarei mais tarde para te ler. Bjinhos amiga
Publicado por: amita em agosto 25, 2004 11:33 AM
... e ainda bem que exsitem cavalos e vacas meio è chuva, numa manhã de falso-outono, pra nos fazer repensar a distância crescente que se abriu entre os humanos.
Um beijo.
Publicado por: Márcia em agosto 25, 2004 11:38 AM
Tens razão, Lique. Todavia às vezes pergunto-me se face a uma catástrofe ( e aqui entenda-se CATÁSTROFE)continuaríamos egocentricamente a pensar na própria pele, ou se os sentimentos de solidariedade e compaixão nos restituiriam o espírito de entre-ajuda que cá no fundo possuimos.
Beijo!
Publicado por: Nuri em agosto 25, 2004 11:53 AM
Instinto de sobrevivência. Unicamente. Quase sempre. Individualmente.
Beijinhos, lique.
Publicado por: moriana em agosto 25, 2004 01:23 PM
Pois amiga Lique, aqui vai mais para ajudar a este debate.Não vejo o campo da janela .Vivo mesmo aqui ,posso dizer que civilizadamente rodeada de cavalos ,vacas,ovelhas .Um sitio lindo.Pouca gente....;)
Quando chove ou mesmo muito antes de aconteçer uma tempestade os animais param, juntam-se , encostam-se uns aos outros.Ainda está sol e vendo um rebanho assim já sabemos que vem ai da grossa!Mas que fazem os gentios daqui do sitio???Pois acretou ,correm cada um para seu lado ,que nem umas baratas tontas:-)Agora tire as suas conclusões....Bem diga-se a verdade que assim paradinhos debaixo de um chaparro tem morrido muita gente esturricada por um relampago:-)
Não há memoria de tal ter acontecido a algum cavalo ou vaca!E agora...!?quem sabe porquê?
Publicado por: annie hall em agosto 25, 2004 01:53 PM
Lique, se me permite, um pequeno esclarecimento ao comentári supra: A semana passada morreu uma manada inteira de vacas (36) que se tinham ido abrigar sob um chaparro de cá. (Moro na periferia de Copenhague, graças a Deus no campo). Será que as vacas dinamarquezas são mais cabeçudas que as nossas? :)
Bjkas às duas.
Publicado por: Nuri em agosto 25, 2004 02:12 PM
Boa Tarde, Lique. Pois eu acho que perdemos esse instinto de protecção... O que nos move agora é a ganância de sermos os melhores em tudo quanto pudermos ser esqucendo-nos dos outros.
Tenho presente o conteúdo de "The Pearl" de J. Steinbeck que já li há alguns anos. Em que toda a gente arranjava maneira de ter uma ligação com o protagonista depois dele ter achado a pérola mais preciosa de todos os tempos. Antes disso ele er um ser vulgar a quem ninguém dava importância. Mas ao mesmo tempo andavam todos a pensar na maneira de lha poderem extorquir.. Somos assim... Temos sido assim através de 2000 anos de História! Será que só mudaremos depois do Apocalipse?? **
Publicado por: M.P. em agosto 25, 2004 02:26 PM
Olá lique
Se reparares, tanto na Discovery quanto na National Geographic ou atá no Odisseia, sempre que filmam as grandes chuvadas em Africa no Seringueti ou seja onde for, todos os animais se imobilizam. É admirável. É a única situação que entre os predadores e os pedradados não o mais pequeno risco de conflito, de luta pela sobrevivência. Haverá certamente uma explicação para esse comportamento. O que é facto é que ele ocorre.
A Sapo anda a dificultar o acesso aos blogs e é extraordináriamente dificil deixar comentários, sobretudo á noite.
Ainda não percebi porquê
Bjs
Publicado por: Jose Duarte em agosto 25, 2004 04:12 PM
>>almaro: olha, tenho estado a ler o teu comentário e o do OrCa e acho que não são contraditórios. Nunca pensei foi que este tema desse reflexões tão profundas! Na verdade, a espécie humana, tal como é hoje cultiva a filosofia de "cada um por si", tal como tu dizes. E é bem verdade que quem actua doutra forma ou é considerado herói, ou santo, ou louco. Mas não será que foi porque desaprendemos alguma coisa que era instintiva? Pois é... eu também não sei, por isso pergunto. Bjs
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:05 PM
>>OrCa: se dás os meus textos a ler aí em casa, um dia destes ainda és impedido de blogar... estou a brincar, já percebi que tu gostas mesmo de uma boa conversa, mesmo que envinagrada. Eu acho que fazes uma bela análise dos nossos comportamentos desaprendidos. Esse sentido de pertencermos à mesma espécie e de que proteger o outro é importante para a nossa protecção. Gostei da "ilustração" do soldado americano e do miliciano iraquiano... Era mais ou menos a isso que eu queria chegar. Beijos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:13 PM
>>Inconformada: estúpidos humanos, podes crer! Porque desaprendemos tudo o que é fundamental para a nossa preservação, porque a nossa dita "inteligência" nos levou por caminhos de agressão e não de protecção. Defesa dos instintos básicoa? Não. Defesa do bom uso da inteligência, da razão e do coração. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:17 PM
>>ognid: pois, eu também acho que o OrCa sintetizou bem a questão. Deu pano para mangas, o tema. E eu que estava só a ver os cavalinhos e as vaquinhas...;) Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:19 PM
>>yardbird: e assim, ao tornarmos a sociedade mais fraca no seu conjunto, ficamos mais fracos nós individualmente. Beijos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:23 PM
>>Fernanda: eu gosto muito de cavalos, vacas assim assim. De burros de quatro patas, também gosto. Não tenho muita esperança de ver os cavalitos encostados às vacas, não! Já fico feliz de os ver encostados uns aos outros. beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:25 PM
>>ridufa: por acaso, é! Gosto de trabalhar fora da cidade. E ver os animais logo pela manhã, dá uma paz especial! Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:28 PM
>> Maria: vindo de ti, claro que acredito no que dizes. E também acredito que te faça feliz. Assim houvesse mais pessoas como tu. Beijinho grande, amiga.
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:30 PM
>>Amita: boa tarde, amiga. Obrigada por teres passado por cá. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:31 PM
>>Márcia: às vezes, os nossos pensamentos levam-nos para longe do que estamos a ver. Como é verdade que a espécie humana está cada vez mais separada, fragmentada por ódios, guerras, mesquinhez a todos os níveis! Triste. beijos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:34 PM
O assunto é vasto para opinações diversas e díspares, qual delas a mais verdadeira.
Assim sendo, só para contrariar os meus antecessores...
Não há diferença nenhuma entre nós e os animais em matéria de auto-defesa.
Quando nos sentimos acossados temos uma postura idêntica. Claro que perante protecções de que dispomos e que os animais não têm, fazemos uso delas a título individual. Seria uma burrice juntarmo-nos todos quando chovesse...
Os animais também são egoístas. É vê-los lutar para ver quem consegue comer primeiro ou dar à perna quando um do grupo é apanhado por algum predador.
O próprio cão só é nosso amigo porque lhe damos comida e protecção. Dos gatos nem quero falar.
Os animais só nos ganham porque não lutam por motivos fúteis como nós. Apenas por razões de sobrevivência (também de sexo, que está relacionado com a sobrevivência genética).
Por isso meus amigos, eu acho que somos muito mais humanos que os animais... Esta conclusão, na minha opinião, é brilhante. Nem sei porque ninguém a referiu até hoje...
Beijinho para a Lique.
Publicado por: Nilson em agosto 25, 2004 05:39 PM
>>Nuri: fazes uma pergunta para a qual não tenho resposta. Temos visto catástrofes localizadas e algum sentido de entreajuda que, no entanto, não suplanta os interesses em confronto. Se houvesse uma grande catástrofe, isso unir-nos-ia?? É melhor não esperar para ver. Quanto às vacas dinamarquesas, pois que te hei-de dizer?:) Há sempre excepções... beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:39 PM
>>moriana: o instinto de sobrevivência é válido, quer no homem quer nos outros animais. Nós é que, pensando que o estamos a aplicar, estamos a desaprendê-lo todos os dias. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:42 PM
>>Annie: já tinha percebido que vive no campo. Por isso, dos animais deve perceber mais que eu, pelo menos. Eu só gostava que, perante as grandes "chuvas" que lhes caem em cima, os humanos não adoptassem o comportamento de se abrigar cada um debaixo do telheiro que, na altura, lhes parece dar mais conforto mesmo que para isso deixem os seus irmãos de espécie no meio do campo à chuva. Era só isso. Debaixo do chaparro, de facto não é grande ideia !:)) Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:49 PM
>> M.P.: É verdade, Manuela, somos assim. Mas não nos devíamos interrogar porque somos assim? Porque é que a nossa posição de topo na hierarquia das espécies não nos levou a um outro tipo de sociedade? Só perguntas, hoje. :)beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:53 PM
>>José: lá está, talvez os animais tenham instintivamente percebido que há alturas em que a luta entre espécies( aqui é entre espécies, note-se) é secundária. Nós desaprendemos. Quanto ao Sapo, amigo, está assim há muito tempo. Os meses de Julho e Agosto têm sido piores. Desde este fim de semana, já se mudaram vários blogues. Bjs
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 05:57 PM
>>Nilson: levantas questões muito interessantes no teu comentário. É claro que os animais têm também comportamentos egoístas. Talvez o que esteja aqui em causa é que, para os humanos, os comportamentos de cada um por si, acabam por reverter contra a sociedade em geral e portanto contra o indivíduo. E, tal como dizes, nós somos os únicos que lutamos sem ser por questões vitais de sobrevivência (motivos fúteis? ). Gostei muito do teu contributo, mas não digas mal dos gatos. Eu adoro gatos... :) Bjs
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 06:03 PM
Sabes que eu tendo a ter sobre essa reflexão uma visão optimista? Não acho q tenhamos reacções instintivas diferentes das dos nossos (não assim tão) distantes irmãos mamíferos!
Sem delongas, serve bem este pequeno exemplo blogo-endémico... Não nos encostamos uns aos outros protegendo-nos mutuamente dos dilúvios q nos vão assolando?! ;) Conversa longa, q este tema daria. Thks por me deixares reconhecer a dimensão animalesca e instintiva q continuo a reconhecer. Kiss sem coices nem mugidos, mas c a pele possível q tenho p te oferecer
Publicado por: MJM em agosto 25, 2004 06:52 PM
A alteração para pior no ser humano é notória, infelizmente. Isto verifica-se nas grandes cidades onde o egoísmo impera e o despudor mental ultrapasssa todas as barreiras. É uma pena que, pelo menos, a ajuda ao nível de saber ouvir, de confortar com palavras ou gestos se esteja a perder. Contudo, muitas vezes são os próprios carenciados que se isolam e afastam, talvez com receio do vulgarmente chamado "mundo cão". Bjinhos, Lique, adorei ler-te, amiga
Publicado por: amita em agosto 25, 2004 07:49 PM
>>MJM: e será que essas reacções instintivas não são abafadas por outro tipo de reacções ditas racionais, mas que de racionais pouco têm? Eu hoje estou numa de perguntas, como já deves ter notado. Quanto ao exemplo que dás, encostamo-nos mesmo? Às vezes, às vezes... Isto é que já seria um outro tema no qual, de momento, não estou muito virada para entrar. Obrigada pela pele que ofereces, sei que é verdadeira ;) Beijinhos, baby.
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 08:15 PM
>>Amita: de facto ,nem no nosso dia a dia praticamos essa solidariedade. Como será possível ser praticada a nível de toda a humanidade? Gosto muito de te ver por aqui. Beijinhos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 08:18 PM
Não acredito! Depois de ter feito um verdadeiro post sobre a falta de solidariedade do ser humano fiz besteira e perdi! rs... Fica aqui minha admiração pelos seus questionamentos. E pela beleza do post.
Publicado por: Loba em agosto 25, 2004 09:57 PM
>>Loba: Que pena teres perdido o post! Obrigada pelas tuas palavras. beijos
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 10:00 PM
Há coisas que não devemos perguntar a nós próprios...
Publicado por: polittikus em agosto 25, 2004 10:02 PM
>>polittikus: mas às vezes, é bom interrogarmo-nos, não achas? Não ganhamos muito com isso, é verdade. Mas faz parte de um exercício mental que eu não consigo parar. Bjs
Publicado por: lique em agosto 25, 2004 10:09 PM
Ainda uma colherada, que me é suscitada pelo comentário do Nilson... com o qual estou, até, genericamente, de acordo, entenda-se. Então, é assim: claro que numa troca de opiniões como esta se sublinham as metáforas, tentando puxar "a brasa a alguma sardinha".
Porventura, o comportamento social de um leopardo deixa muito a desejar, em termos solidários. Tudo vai, pois, do animal que se escolhe. Interessa, depois, seguir o seu comportamento evolutivo, face ao seu habitat para perceber as atitudes.
Reconheço como hilariante agrupar-se a malta, no meio do Rossio, debaixo de bátega de água, antes de ir para o emprego e depois de ter bebido a bica na Suissa... Lá estão as metáforas, claro.
O que continua a criar-me alguma perplexidade é esta infinita capacidade que demonstramos, enquanto seres humanos, racionais, conscientes, com alma e isso tudo, para agirmos tão ao contrário da natureza, de nós mesmos... e tão contra nós mesmos. E aqui, lamentavelmente, cada vez temos menos espaço para as metáforas. Ironicamente, somos todos tão humanos, que só nós presumimos consciência disso.
Uma questão pode colocar-se (demagógica, claro): se estivesse um pedinte, no meio daquela bátega no Rossio, quantos de nós lhe daríamos um guarda-chuva? (O tal meio tecnológico que a nossa superioridade torna diferentes, no universo).
- Lique, desculpa a verborreia, mas está mesmo a saber-me bem...
Publicado por: OrCa em agosto 26, 2004 12:09 AM
Nuri, nalguma coisa finalmente estamos melhor que na "Europa":-))))))Tenho a certeza que as nossas vacas são melhores:_)E chaparros na dinamarca é uma informação nova!a sério que não sabia que tal coisa havia por esses climas tão frios.
bjs para a Lique que com um tema tão campestre nos pôs todos a conversar.
Publicado por: annie hall em agosto 26, 2004 03:19 PM
Realmente o tema é muito interessante e daria pano para mangas e das largas! Eu concordo com a maioria neste caso, somos basicamente egoistas e esquecemos que ao proteger o outro nos protegemos também. Já ouvi tantas vezes "eu lixo-me, mas tu não te ficas a rir..." e é uma tristeza.
Publicado por: pandora em agosto 26, 2004 06:34 PM
>>OrCa: aqui, tu sabes, mi casa es su casa (se não fôr assim é parecido). Qualquer debate é bem vindo. Achei pertinente a tua última questão. É isso mesmo, amigo. Bjs
Publicado por: lique em agosto 26, 2004 07:46 PM
>>Annie: e como eu gosto que conversem! Acho que, se alguma coisa realmente positiva se tira desta actividade blogueira é esta troca de ideias com os outros. Bjs
Publicado por: lique em agosto 26, 2004 07:48 PM
>>pandora: triste de facto, não é, amiga? Até porque ficamos todos a perder. beijinhos
Publicado por: lique em agosto 26, 2004 07:49 PM
Viajar pela rede pode nos trazer gratas surpresas.Vi o link desse blog em um blog amigo e fiquei curiosa.Pensei comigo - Será que é aí? Será que é ai que se entricheiram as mulheres como eu?
Cheguei aqui e li esse post dos cavalos. Que estranho acaso.Outro acaso interessante é que estou com um post de olhos.... embora os meus espelhem o fim enqto os seus espelham a esperança.
Mas de qquer maneira é quase um roçar na chuva
Um abraço
inquieta
Publicado por: inquieta em agosto 26, 2004 08:13 PM
>>inquieta: tenho que agradecer não só a visita como as palavras de amizade. Prometo uma visita tão breve quanto possível. Aqui passa gente de todas as idades, eu é que tenho esta que confessei desde o princípio. Tem sido uma experiência muito interessante. Um abraço.
Publicado por: lique em agosto 26, 2004 09:25 PM
Oi?!!!(Vou contar algumas histórias...)
Um dia o cavalo estava andando,mas aí,derrepente veio a chuva,mas aí,as flores crescerem.(RÚBIA).
Um dia a égua tava andando aí o cavalo tava junto,aí ele viu uma árvore cheia de pêra,de maçã e cheia de frutinhas,mas aí,veio um arco-írís e depois foi dormir.(RAQUEL).
Publicado por: Rafael Buratto em novembro 1, 2004 09:50 AM
BOM DIA!!
ESTAVA PROCURANDO ALGUNS LIVROS NA INTERNET E VI O QUE ESCREVEU... GOSTEI!!!
BJS
Publicado por: ?????? em novembro 23, 2004 01:02 PM