« A todos os amigos alojados no Sapo | Entrada | Por vezes »
setembro 05, 2004
Blogando

Como já disse por aí num comentário, estou no lento processo de importação dos posts do Sapo, aqui para o weblog. Lento, por falta de tempo e também porque, a maior parte das vezes, quando eu posso o Sapo não deixa. Num dos meus posts iniciais que se chamava “A razão de ter um blog” encontrei um comentário de alguém, a quem infelizmente perdi o rasto, que transcrevo, não na íntegra porque não teria lógica, mas naquilo que pode servir de base a algo que até sei polémico (eu adoro meter-me nestas coisas…) mas que de certa forma interessa a todos os que por aqui andam. Trata-se das virtudes e dos vícios deste mundo virtual e desta blogodependência.
“... isto do blog tem sempre por detrás uma necessidade, a necessidade de nos mostrarmos a coberto deste anonimato. Depois, evolui, sublimamos aqui tanta coisa, inventamo-nos personagens disto, nos caso mais "graves", desenvolvemos múltiplas personalidades que se vão distribuindo pelos vários blogs que vamos criando. (…) Numa fase mais "eufórica", somos embriagados pelo suposto poder que isto nos dá sobre os outros.. é como uma droga, percebes? E tem que haver um grande equilíbrio por parte do blogger para não ser arrastado por isto e deixar de viver a sua vida real, isto toma-nos tempo, muito...desenvolvemos "relações" com outros que são tão "sombras" como nós. E sim, os reais ficam a perder. Tudo depende da maneira como encaras isto. Até porque o que de "grandioso" se passa, é atrás do blog e essa é última fronteira: quando se passa do blog para o mail e do mail para o chat e seus "derivados", pode criar muita infelicidade. Lique, aqui podemos ser tudo, ser o que sempre desejamos e nunca fomos, percebes? E os outros podem ter a tresloucada ideia de nos manipular, ou porque pensam detectar supostas fragilidades,ou por mero exercício de poder gratuito. (…) Sim, isto pode ser perigoso se se confundir com a realidade, ou se começarmos a criar novas personalidades.”
Por vezes a criação de múltiplas personalidades tem a ver com a coerência e o arrumar do que se escreve e pode até ser sinal de multifacetados talentos. Portanto, nessa parte, não concordo a 100% com o comentário. Também me parece que, no global, o balanço entre os aspectos positivos e negativos depende da atitude que tomamos perante este fenómeno que se apodera um pouco de nós. Mas há muita coisa aqui sobre a qual vale a pena meditar, não vos parece?
Publicado por lique às setembro 5, 2004 07:55 PM
Comentários
Lique!! Eu adorei sua visita, se és amiga da Lia, mais ainda bem -vinda!! É um prazer conhecer-te.. E para minha agradável surpresa encontro um assunto tão polêmico e do nosso interesse comum, já que somos blogueiras.
Muitas vezes tenho me questionado sobre o espaço que o blog tem ocupado em minha vida real, e a forma como sou vista, que muitas vezes não é o que quero passar. Percebo nitidamente as várias personalidades, ou personagens que muitos vivem com seus blogs. As vezes nem por seus posts, mas pelos comentários deixados e que leio pela blogosfera. Já vi de tudo. Gente que morre e ressurge depois, com outro perfil, gente que mente, gente prá lá de maravilhosa e sensível.. Eu tenho blog a dois anos..e hj confesso estar um pouco assustada com a proporção que tomou.. a qtd de amigos feitos, de visitas para fazer..E o qto gosto das pessoas que conheço e rápidamente saem do virtual, entram com tudo na minha vida real.Precisamos todos meditar muito sobre tudo..
e ter consciência de que viver uma fantasia ou um outro personagem pode ser muito perigoso para nossa saúde mental e nossa vida real. Lique vc sabe que eu conheço pessoas que estão fazendo desintoxicação de blogs.. e internet????
muito.. muito.. para se pensar. Deixo-te um abraço e obrigado por me trazer até aqui.
Adorei este teu espaço. :)) beijinhos para a Lia tb!!!
Publicado por: Lú em setembro 5, 2004 09:21 PM
Vale a pena pensar e analisar. De facto concordo, quando se diz que o blog dá um suposto "poder" psicológico a quem está por detrás dele, pois assume personagens que raramente é na realidade. Exemplo- eu já assumi uma - como sabe - já fui analfabeto, virgem e que nada percebia de sexo. Agora com outro nick, sou mais real, provavelmene demasiado real...
Publicado por: polittikus em setembro 5, 2004 09:27 PM
Olá, Lique. Este assunto é demasiado interessante para deixar o comentário só para amanhã!
Já disse como cheguei até aqui... Para não me alongar apenas repito que foi por influência de uma colega. Contudo já me rendera à Net e ao "chatting" há um bom par de anos. Daí nasceram Amizades que ainda mantenho e contactos que perdi ou fiz desaparecer. É como tudo na Vida. A Amizade que nasceu e ficou fez-me atravessar o Atlântico e ir ao encontro do conhecimento físico de alguém que contactei por um acaso e que se tornou numa boa Amiga.
Os blogs são algo de diferente. Aqui exprimimos as nossas emoções, os nossos estados de Alma de diversas maneiras: em poesia, em prosa, ilustrando-os ou não, em pensamentos curtos, em intervenções sociais e políticas de vários géneros, pela fotografia, pintura, música etc.
E deixamo-nos ir ao saber do nosso poder criador, partilhando-o com os potenciais interlocutores. Há influências muito positivas que se baseiam na curiosidade de saber se seremos capazes de fazer o que vemos os outros fazer. (Então não é que estou a "frequentar" um curso de fotografia e tudo?? LOL)
Como tudo aqui neste mundo virtual, há que ter auto-controlo e fazer triagens,evitando cair em excessos, não abrindo em demasia a porta do nosso lado privado.
Mas que o blog é viciante, lá isso é! E essa viciação reside no facto da interactividade que o blog proporciona com os comentários abertos a quem os queira fazer e também na "ambição" de haver sempre a possibilidade de expansão do número de pessoas que ficam a conhecer a nossa existência e que depois voltam e nós fazemos o mesmo aos seus blogs.
Já não sei como aterrei aqui. O que é certo é que já não passo um dia sem vir até cá ver o que sugeres para comentário e depois regresso para ler a resposta que sei que sempre dás ao comentário que deixei.
Para concluir, ainda BEM que há esta coisa chamada Blog! ** Boa semana e desculpa o discurso..;)**
Publicado por: M.P. em setembro 5, 2004 10:31 PM
curioso...este tema foi-o de conversa entre amigos ontem à noite (o livro do Mexia, a crónica pq ninguém o tinha lido, despoletou)Eu entendo que a tentação (o meu indeciso, o sei lá... são sinais)de esconder-se é quase institiva, mas...o que estes menos de 4 mesitos me têm feito pensar é que dificilmente (entendo, até, que pelo contrário!) alguém se esconde...aqui e se, por exemplo, um se faz de...ou de... ou de...alguma coisa dele está deixando de si (de um de si que não se acredita ou quer deixar-se ver)lembro tb me ter um blogueiro "antigo" escrito que havia aqui muita solidão...muita insegurança...talvez...decerto...mas, eu creio, que só aqui se distende quem se entende, se aprovisionou de si, ao ponto de se expor perante si mesmo frente a outros (sejam lá quem sejam); noto que quem aqui escreve tem (ou busca o que é um sinal da mesma identidade vivencidada de si para si)ideias próprias;e, sobretudo, mas tb repetindo dito de modo diverso,acho que é a busca, o encontro, do eu afectivo o que aqui mais se expõe e daí a transparência e a identidade que cada bolg reflecte; isto só pode ser efectuado por quem por mais solitário que esteja, se sabe muito bem fazer companhia! Há os blogs de opinião, de temática ... esses, parece-me serem outra "onda".Quanto ao que diz a Lu sobre a desintoxicação...acredito, mas essa pessoa iria fazer desintoxicação (ou não!!) de qualquer coisa de um SI que entretanto se enredou no blog porque estava enredado...antes; o tal blogueiro tb dizia que este é um mundo perigoso como é o mundo das relações e do confronto do eu...quem toma consciência de si com uma artificialidade (para si)ai sim acredito que tenha que se "desintoxicar"...Bolas não tou com blog enchi isto de paleio assim ao correr do teclado..I´m sorry Lique! Um abraço!
Publicado por: sei lá... em setembro 5, 2004 10:35 PM
Sabes lique? Uma reflexão sobre este assunto tem muito, mas mesmo muito que se lhe diga. Olha, eu já fui netdependente, uma dependência que durou dois anos. É engraçado que li num manual académico que o estado de paixão dura dois anos... precisamente...De facto, encontro alguns paralelismos: no estado de netdependência, o qual (como acontece com qualquer dependência que se preze) recusamos reconhecer, só temos olhos ouvidos e mãos para esse mundo virtual que a net nos abre...É um deslumbramento tão excessiovo que entontece...Mas, não teria acontecido o mesmo aquando do aparecimento da telefonia e da TV? Claro que quanto maior for a velocidade e a quantidade das possibilidades de comunicação, mais rápido e em muito maior escala será também, e porque de seres humanos se trata, o confronto com o bem e o mal, a mentira e verdade, ou não sejamos nós todos feitos de luz e de sombras...Vivo numa urbanização de uma grande cidade.São 22h e 30m e, através da janela, olho a rua e a área ajardinada desertas, agora que a noite caiu. Bem que me apetecia andar um pouco, sentindo no rosto a frescura mansa das noites de outono de que tanto gosto. Mas não o faço, e não o faço, porque tenho medo, não me sinto segura perante a possibilidade de lá fora andar à solta algum dos lados mais sombrios dessa condição que também nos faz... Contudo, esse perigo do qual a porta de casa bem trancada ma resguarda, espreita-me também, invisível, para lá deste ecran que tenho na frente.Assim sendo, resta-me ir encontrando as chaves com que poderei ir fechando a porta a possíveis "encapuçados" que me assaltem a alma e me roubem a paz de espírito... Depois, seja bem vindo quem vier por bem...Beijinho amiga e bem premente o tema que neste teu post trouxeste à discussão...
Publicado por: maria em setembro 5, 2004 10:54 PM
Este é mesmo um tema polémico, Lique. Polémico e agrada-me imenso vê-lo lançado cá neste teu espaço.Tal como a SeiLá tb tenho conversado e me questionado sobre o que é isto de termos um blog. Qtos de nós já não pensaram em deletá-los num determinado momento...como resultado de uma reflexão mais profunda. Acabei por concluir que como tudo, acho que o facto de "ter um blog", em si, não é bom nem mal.É só um canal a mais de comunicação. O que faz sim toda a diferença é o seu titular imbuído da sua ideologia, da sua forma de se colocar no mundo e os seus motivos pessoais na criação do SEU próprio blog.Será sempre o titular enquanto figura humana (por mais virtual que seja este veículo) a dar-lhe o conteúdo, a contactar com o outro (nos comentários). E aí entramos mesmo na esfera mais complicada pois, tal qual no mundo concreto (o não virtual) tb temos de tudo. Há os blefes sim, mas não só, penso eu, pois há tb os que se apropriam deste formato para tentarem contactar, comunicar, trocar ideias como forma de mais valia. Com respeito. Em forma de precioso contributo.As vertentes são inúmeras, pela virtualidade intrínseca do formato.E, tal como na vida, vamos fazendo nossas escolhas com critérios fincados nos nossos próprios valores pessoais. Qto à desintoxicação a que a Lú se refere (facto q eu desconhecia por completo) acho que tb aí entra o perfil, a realidade, do titular em questão. Que mais uma vez o factor humano em questão a precisar de ajuda.Até pq o que deverá estar na raiz do problema certamente será algo mais profundo, mais complicado onde a blogodependência só parece-me um efeito colateral. E, se o trabalho fôr a sério, certamente estará voltado para as causas efectivas que ao serem "tratadas" fará com que desapareça o tal efeito colateral (o blogodependente no sentido "patológico" que pode carregar este termo).Enfim, Lique, minha amiga, andamos sempre às voltas com a questão das escolhas que fazemos na vida. E acho que com blog ou sem blog, é o homem, a mulher, que lhe dá todas as características. Sejam elas perversas, doentias ou de mais valia e/ou encontro. É só uma forma a mais de se colocar no mundo e escolhermos os nossos cativos, estabelecemos parcerias. E inclusive, a questão crucial, de quanto do nosso tempo podemos disponibilizar para investir neste espaço.Beijo, Lique e uma óptima semana pra ti. (P.S.Gostei imenso de ver a Lú por cá e tu por lá. Ela é uma mulher fantástica com um blog que pra mim tb é uma mais valia. É um privilégio pra mim tê-las conhecido, as duas,tu e ela, na blogosfera)Beijo, amiga.
Publicado por: Lia em setembro 5, 2004 11:47 PM
tantas vezes que vi comentários teus pelos blogs do sapo... no entanto é a primeira vez que te visito e tambem eu ando a mudar me aos poucos (o sapo tambem não deixa) e a tentar aprender a bloggar por aqui. Eu sempre fui da opinião que quem escreve, seja ou não em blogs, tem uma grande dose de solidão, seja ela por vontade própria ou imposta pelo exterior..Eu comecei o blog por graça (no sapo), muito do género "vamos lá ver como é que isto se faz" até porque não tinha net em casa e não era leitora de blogs. Mas tambem cá tenho a minha dose de solidão...
Publicado por: myryan em setembro 6, 2004 12:13 AM
Pois é querida Lique, este é um assunto que dá pano para mangas, como se costuma dizer. Acredito que aqui como lá fora, existe de tudo. Pessoas com carências, pessoas que se escondem atras ds palavras, que revelam um outro Eu, o idealizado, que mentem que fingem. Exactamente como fazem no seu dia a dia. Aqui talvez seja mais fácil, e as probabilidades de um dia a mascara cair seja talvez mais improvavel, mas não impossivel, e a verdade é que vamos assistindo a essas quedas. Existem pessoas com valores, de sentimentos nobres, tal como lá fora. O que nos leva a criar um blog? posso apenas falar por mim, a curiosidade inicial, depois a partilha, os laços que se vão criando. Sim também já senti por varias vezes vontade de deixar a blogoesfera, mas depois algo fala mais alto. Não só pela partilha, mas essencialmente pelos laços criados. Em determinada altura vivia com intensidade este mundo, hoje vivo-o com tranquilidade.. Sem nunca esquecer o outro lado da vida. O calor dos amigos, de quem me esta proximo, de quem eu gosto. O calor humano é insubstituivel, e esse chama-me mais alto... Basta saber geri-los... Ambos fazem parte de mim! Beijinhos!
Publicado por: Maria Branco em setembro 6, 2004 12:25 AM
Não há mundo aqui ou lá fora...este é só um reflexo do outro!Acaba por ser um só!Os cuidados a ter aqui são semelhantes a todos os outros! Convém não esquecer disso! E o sapo lá continua a fazer das suas e a não dar qualquer satisfação o que acabou por ser óptimo porque me fez esquecer de tudo isto!Beijos e votos de uma boa semana.
Publicado por: MWoman em setembro 6, 2004 12:44 AM
Olha lique, por mero acaso creio ser uma dessas pessoas que de vez em quado são alvos de perseguições e más intenções por pura maldade ou não sei que lhe hei-de chamar. Eu faço-me de parva, o que quer dizer que me estou nas tintas, mas dá para peceber e ler nas entrelinhas.
Blogs que desaparecem e aparecem depois ainda é o menos podes crer.
Quanto a ter ou não mais que um blog é relativo, se eu quiser posso ter mais do que um e mantê-los mais ou menos com assuntos diferentes. Acontece, entretanto que cá em casa somos três e cada um tem seu blog.
Boa semana lique
beijo
Publicado por: stillforty em setembro 6, 2004 01:45 AM
Como em tudo na vida, também a blogoesfera tem os seus riscos! Mas sabes uma coisa? Nunca fui tão sincera na minha vida como aqui!No meu blog e nas visitas que faço pelos outros (QUANDO A MERD DO SAPO DEIXA), sou honesta a 200%, nua e crua, sem qualquer artificio. E esta coisa conseguiu isso mesmo: estou a aprender a gostar de mim, tal como sou, ao mesmo tempo que sinto e vejo que há muitos outros com as mesmas chatices da vida que eu, e outras piores. Saí da concha em que me tinha enclausurado! E isto, não há dinheiro que pague!Beijo grande
Publicado por: fernanda em setembro 6, 2004 09:54 AM
Os blogs são de facto um vício, uma necessidade... notei-o quando fui privada de blogar durante o fim de semana... nem parecia eu, completamente alterada... é uma fuga para a realidade que é a minha ;) Bjs
Publicado por: ridufa em setembro 6, 2004 11:18 AM
pois é, isto de blogar torna-se um vicio. este fim de semana andei zangadissima por não conseguir postar, nem fazer nada lá pelo meu cantinho. No entanto, enquanto estive de férias, nem me lembrei do blog. portanto, acho que sou um caso de patologia bloguistica intermédia... beijinhos
Publicado por: sonia em setembro 6, 2004 12:04 PM
Parece que está a decorrer um fluxo migratório para o blogspot... O sapo, sevidor português presta serviços à potuguesa.
Publicado por: b em setembro 6, 2004 12:36 PM
Hoje trazes a lume um tema muito interessante. Posso falar da minha experiência de bloguista. Até começar nada sabia de blogues nem como se podia visitá-los. Um dia, uma das minhas filhas mostrou-me um blog de uma amiga, achei interessante e, mais tarde, quase na brincadeira comecei o meu. Sem pretensões, sem objectivos outros que não fosse o de escrever pensamentos, sensações, memórias. Escrever, é o que sempre gostei de fazer. Foi um modo de me disciplinar a escrever diariamente, como tantas vezes me aconselharam. A pouco e pouco fui visitando, espreitando e demoro-me naqueles que, além da excelente escrita, expõem temáticas interessantes, actuais e imtemporais. Não me tornei blogodependente, mas sinto a responsabilidade (e, sobretudo, uma grande necessidade) de escrever textos, é, também, a forma de continuar o contacto com um grupo de bloggers/comentadores, como eu, que já me são muito caros. Há muito mais a dizer, mas por agora chega, disse o essencial. Beijinho.
Publicado por: moriana em setembro 6, 2004 12:47 PM
Êta moça que este é que foi um post para desatar a lingua nos comentários, hem ? :-)
Também me estavam a fugir os dedos para grandes discursos mas ficará para outra altura.
Bom tema.
Beijo
Publicado por: inconformada em setembro 6, 2004 01:04 PM
Lique:
quando fizeste o comentario dizendo que até gostavas do Pedro até me arrepiei
depois percebi que falavas do Abrunhosa.
Não tornes a pregar sustos
bj
Publicado por: hammer em setembro 6, 2004 02:05 PM
Apenas posso falar de mim, do que me motiva e porque o faço. Gosto de escrever e escrevo porque me sinto só e sinto-o porque dedico parte do meu tempo a olhar. Sempre escrevi, sem partilha. A partilha surgiu numa fase de tremenda solidão. A criação do primeiro Blog, foi natural, uma espécie de grito de socorro, a uma irmã que de longe me observava. Depois vieram os comentários e aí as coisas complicaram-se. Por duas razões. Vaidade e o envolvimento emocional. Uma durou pouco, e rapidamente o deslumbre, acalmou. A outra, a emocional, tornou tudo bastante mais complicado e deixou marcas . Hoje, passado um ano desde o primeiro blog, consegui libertar-me de alguma obsessão de ter leitores e ter comentadores. Escrevo para mim, e comento poucos blogs. Estou onde de facto me sinto bem, sem compromisso, mas com muita afectividade, não tanto para com as pessoas, mas por aquilo que imagino que sejam, através das palavras, sejam elas personagens ou não. Escrevo o que sinto, mas nem sempre sinto do mesmo modo. Não creio que seja personagem. Se o sou, sou a mesma, na escrita e na vida…
Publicado por: almaro em setembro 6, 2004 02:22 PM
Apenas digo uma coisa muito simples e ao mesmo tempo comlicada...É no blog que dizemos e mostramos aquilo que no mundo real não conseguimos fazer...
Publicado por: Tiegas em setembro 6, 2004 03:03 PM
oh! Lique (referindo-me ao teu comentário)e eu na sei...se sei!!! mas fechar TODAS trancadas e bem arrumadas, menina...venha cá dizer quem as fecha...rsss... não te preocupes que isto foi um desabafo... mas gosto destes "tipo conversa". beijinho! (acho que tou a precisar de desintoxicação rsss eu tou é com uma preguiça que nem te conto!!!rsss)
Publicado por: sei lá... em setembro 6, 2004 04:16 PM
Olá! (se sobreviveres até aqui a baixo!!)
Só acho que isto pode ser perigoso para quem arranjou uma "máscara" e tem de fazer o exercício de fazer de conta e não se pode enganar sob risco de estragar tudo. Agora quem, como eu (e estou convencida que como a maioria dos bloguistas), vem aqui "despejar" o que lhe vai na alma, porque gosta de escrever e de partilhar ideias, não vejo mal nenhum! O que me aconteceu desde que comecei "nesta vida" foi que os livros se amontoam na mesa de cabeceira à espera de vez... :)*
Publicado por: saltapocinhas em setembro 6, 2004 05:18 PM
Olá Lique,
Finalmente vejo que já estás em actividade. Tentei escrever antes mas a coisa não deu. E escrever de casa vai ser uma aventura pois vou ter que lutar pela posse de um dos computadores com a Sónia...
Essa coisa de "blogar" quase caiu em debate sobre os malefícios do ciberespaço.
Se considerarem que ir ler o texto principal e depois os comentários que se tecem à volta dele como um malefício... penso que não! É como esperar uma carta de um amigo/a e trocar impressões sobre essa carta numa conversa alargada com um conjunto de amigos. Creio que saio mais rico destes comentários.
Aprendi com a minha filha a fazer amizades pela Net... até este momento nem eu nem ela estamos arrependidos. A mim faz-me lembrar os primórdios da rádio, a correr a uma hora certa para o emissor para estabelecer contacto via rádio com os amigos de todo o mundo. E, acredita, os contactos foram diminuindo até ficarem meia dúzia deles que passaram a barreira dos 2 anos, dos 10, dos 20...
Não estou com a mente suficientemente desperta e aquilo que digo flui apenas entre os meus dedos...
Tenho meia dúzia de blogs que visito religiosamente... leio todos os comentários, a uns respondo, outros respondo quando me sinto motivado, o teu - não ponhas o guardanapo à frente da boca - dá-me prazer visitá-lo SEMPRE! Entrei nele pela mão de um amigo... e parece-me para ficar!
Não vou reler o que escrevi... não me apetece!
Um abraço
Publicado por: josé gomes em setembro 6, 2004 06:35 PM
Eu não sofro dessa doença.
Primeiro porque tenho sempre a mesma personalidade (a minha).
Segundo porque limito a minha intervenção a 3 posts por semana e a comentar aquilo que posso.
De qualquer modo é bom que se reficta um pouco sobre esta coisa virtual.
Beijinho.
Publicado por: Nilson em setembro 6, 2004 07:26 PM
>>Lú: o prazer é meu em ver-te por aqui. Alguém com a tua experiência blogueira e com um blog tão procurado deve ter uma vasta experiência deste fenómeno. A minha é pequena: seis meses feitos exactamente no dia 3 de Setembro. Antes só utilizava a Internet para trabalhar, nunca fui muito de chats nem foruns. Neste pouco tempo passei da minha ingenuidade inicial a algum cuidado, sobretudo comigo própria. Começo a achar que tudo isto me leva demasiado tempo e que me preocupo com os amigos daqui tanto ou mais que com os da "vida real". Será isto mau? Não sei, Lú. Também tenho tido muitas experiências enriquecedoras e, sobretudo, sinto a liberdade de escrever que me faz muita falta. Não sabia das desintoxicações. Ainda não chegaram cá, certamente. Voltaremos a falar disto, certamente. Sim, porque agora não te livras de mim!:)) Beijos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 08:25 PM
>>Polittikus: pois é, quem vai ao teu actual blog provavelmente não esperava de ti uma mudança tão grande! Mas tu avisaste toda a gente que eras tu. Ou seja, quem vai lá sabe que tu eras o Analfabeto (vais deixar aquilo de vez? É que tinha mesmo piada!). E, provavelmente, neste és, como tu dizes, demasiado tu próprio, o que diminui a tua margem de divertimento. Bjs
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 08:30 PM
>>M.P. como tu, também me parece haver aspectos muito positivos em tudo isto. Há que ler, há que fazer pesquisa, há que tirar cursos de fotografia :) E tudo isso nos enriquece. Quando conheço um novo escritor que não conhecia, fico curiosa e vou à procura de mais. E encontram-se pessoas extraordinárias pela humanidade, pelo talento, enfim... Viciante, é sim. Dei-me conta disso nas férias. Tive mesmo que ir a uma ciberpapelaria a meio das férias, para ver o que se passava com todos. Cuidados, talvez sejam os mesmos que se devem ter na vida real... só que aí vemos os outros olhos nos olhos. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 08:37 PM
>>sei lá: acho que percebi a tua ideia fundamental. É verdade que aqui, mesmo a coberto dos nicks expomos partes de nós que, no fundo, precisam de se libertar. Mas também é verdade que por vezes esta actividade é uma compensação para algo que nos falta, por muito acompanhados que estejamos e é aí que começam os perigos de dependência "virtual". Enfim, muito haveria que falar aqui... e este conjunto de comentários parece-me muito melhor que o post em si. beijinhos (vê lá se mudas do Sapo que já está outra vez na mesma).
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:17 PM
>>Maria: palavra que tu eras a última pessoa que eu veria como netdependente. Sempre te encontrei um equilíbrio e uma calma relativamente às questões ligadas ao blog que não condiz com essa tua confissão. Mas tens razão ao dizer que isto é um pouco como o estado de paixão. Imagina que eu comecei a ver em tudo, qualquer pequeno pormenor, um assunto para escrever para o blog. E escrevo, o que é bom, mas quase como uma obsessão, o que já não é. Também acho muito boa a tua equiparação dos perigos reais e dos virtuais. É preciso mesmo encontrar as chaves e deixar entrar muita gente maravilhosa que por aí há. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:23 PM
>>Lia: querida amiga, se eu fosse responder a tudo o que disseste... acho que tocaste quase todos os pontos essenciais: os positivos e os negativos. Concordo em absoluto que o fenómeno não é independente da pessoa que está por trás e que serão sempre as características desta que determinarão o que o blog é. Também acho que a "intoxicação" é sinal de algo que não está bem, independentemente do blog. E acho que afinal se não fosse o blog não tinha conhecido tanta gente que , vista do lado de cá, vale muito a pena. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:31 PM
>>myryan: sê bem vinda! Olha que eu também comecei por uma questão de curiosidade e por uma crise/balanço fruto da idade. Não sabia nada deste mundo blogueiro. Fui aprendendo coisas boas e más, na sua maior parte boas. E comecei a gostar e, talvez, a viciar-me um pouco, sim. Por isso quis fazer esta reflexão. Solidão, amiga, quem não a tem mesmo que muito acompanhada? Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:34 PM
>>Maria: olha, eu acho que manter máscaras aqui é mais fácil. Na vida real, elas caem mais depressa. Acho que o equilíbrio está mesmo em manter e até desenvolver as amizades daqui que, de facto, nos interessam mas ter as nossas amizades reais perto de nós. É a forma de mantermos os pés na terra, algo fundamental. Beijinhos, doce Maria!
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:40 PM
>>MWOMAN: ah, mulher pragmática, os teus comentários puxam-nos sempre para a realidade. Mas sabes que aqui falta o "olhos nos olhos", aquilo que faz, por vezes, o nosso sexto sentido disparar. E vê mas é se mudas do Sapo, mulher, que eu não consigo comentar-te, por mais que queira! Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:42 PM
>>stilforty: sabes que eu não tenho problemas nenhuns com ataques se eles forem directos e claros. Tenho um certo receio é daqueles que não se sabe donde aparecem e dos quais, por vezes, nem nos apercebemos. Mas continuo a achar que os aspectos positivos superam os negativos. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:46 PM
>>Fernanda: há esse aspecto, amiga, o de fazer sair de nós aspectos que estavam escondidos e dar-nos a liberdade de sermos nós próprios. Tu és um fenómeno de sinceridade, minha amiga e eu só espero que a blogoesfera só te dê coisas boas! Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:48 PM
>>ridufa: é mesmo uma fuga para uma outra realidade ... que também é a nossa! Duas realidades em confronto ou complementares? Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:49 PM
>>Sonia: se, em férias, não te lembraste do blog és mesmo um caso bastante moderado. E ainda bem! Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:50 PM
>>b: é verdade, amigo, nos dois últimos fins de semana mudaram cerca de metade dos amigos que aqui costumam vir. Mas o Sapo não se atura! Bjs
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:52 PM
>>moriana: e eu comecei pelos motivos que já disse e a minha curiosidade foi despertada pelo facto do meu irmão ter um blog. De ler o dele passei a outros e por aí fora... Quanto a ti, ainda bem que te disciplinaste para escrever todos os dias. Nós é que ficámos a ganhar. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:55 PM
>>Inconformada: ora, ora...uma rapariga que fala tanto e com quem eu estava a contar para fazer aqui um discurso e esquiva-se... :)) Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:56 PM
>>Hammer: ai, pensaste mesmo que eu estava a dizer que gostava do Pedro Santana Lopes? Lagarto, lagarto, lagrato ...(que é mesmo o que ele é, por acaso). :) Bjs
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 09:58 PM
>>Almaro: já falámos um pouco sobre isto. Entendo o que queres dizer, acho que muitas pessoas começam por necessidade, por solidão e depois envolvem-se e empolgam-se. Também existe essa "pequena vaidade" do que nos dizem nos comentários mas, se queres que te diga, acho que essa fase passa depressa. E aprendemos a perceber quais as pessoas que realmente nos lêem e comentam, sem lisonjas. Desde que nos mantenhamos nós próprios e não nos magoemos a nós nem aos outros, é sempre positivo. Bjs
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 10:03 PM
>>saltapocinhas: vá lá sobrevivi até ao teu comentário...:) É mesmo como dizes, depende da atitude e daquilo que se pretende ao ter o blog. Não impede, no entanto, que outras coisas sofram. No teu caso os livros, no meu os livros, os filmes, enfim... Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 10:05 PM
>>Tiegas: sim, em alguns casos. No teu, certamente. Tu abres a tua alma. Mas nem sempre é assim, amigo. No entanto, algo da pessoa transparece sempre. Bjs
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 10:07 PM
>>José Gomes: tu trazes o ponto de vista de quem só lê e, eventualmente, comenta. É diferente, acredita. No entanto é, de facto, muito enriquecedor. E mais uma vez tenho que te agradecer, não é? Beijos
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 10:10 PM
>>Nilson: há muitos blogs e blogueiros assim . Tu tens, de facto, a tua personalidade e ela reflecte-se no blog e impuseste-te uma disciplina. Acho que vou ter que impôr a mim própria uma disciplina dessas. Dava-me muito mais tempo para fazer outras coisas. Bjs
Publicado por: lique em setembro 6, 2004 10:13 PM
Interessante o que li.
Aquilo que eu digo (e falo pela experiencia que tive) é que tudo deverá ser feito com conta, peso e medida!E, saber quando parar, para que não se criem as tais dependências de que a Lú falou.
Esse, sim, deve ser o maior cuidado a ter.
Um beijito enorme a todos, e, obrigada, Lique, porque adorei ler este teu texto!
E, bolas para o Sapo que não há maneira de ficar direito!...rss
Publicado por: Cris em setembro 6, 2004 10:45 PM
tb eu vejo muitas personagens diferentes por aí, e tb eu já me interroguei muitas vezes sobre a importancia que isto tem na minha vida. já devo ter uns 5 anos de net... apenas 6 meses de blogs. Na net encontrei grandes amigos e amigas, também um grande amor, e como suspeitava ela nos juntou e ela nos separou... o blog começou por solidão sim! mas nao deixei de lado a minha vida, até pq uma e outra coisa são a mesma coisa, pelo menos para mim. tudo o que está na caixa é meu, são pedacinhos de mim, uns alegres outros nem tanto, são recados, histórias, sentimentos, emoções, algumas lágrimas, é a minha vida ali, por vezes disfarçada com uma terceira pessoa que os mais perspicazes de certo adivinham ser apenas eu. e espero ser sempre eu! a pandora, a São Alves, a professora de inglês, a mãe de dois filhos, divorciada e com uma história perfeitamente normal para contar... como a maioria.
axo que me perdi pelo meio, tb eu escrevi ao sabor das teclas... se nao fizer sentido desculpa-me. beijo!
Publicado por: pandora em setembro 6, 2004 10:49 PM
Três simples dias sem por aqui passar e tropeço com este excelso desafio intro/extrospectivo...
Aí está: o teu texto despoletou esta maré de confidências, apreciações, opiniões, gracejos, devaneios, etc., etc.. A isto chama-se, salvo erro, comunicação.
Depois, como tudo na vida, vive-se de contrários. Explicando-me melhor: o anonimato é confortável, mas quantos 'bloguistas' não se pelam por se dar a conhecer? Ele é propostas de imagens identificativas, ele é convívios bem participados... Depois, há a afirmação pessoal que, afinal, apenas se apercebe conseguida (ou não) através dos comentários recebidos - e cá está mais interacção.
Pela parte que me toca, dano-me com o tempo que por aqui passo e que me desvia de outros grandiosos projectos... ao mesmo tempo que aguardo, impaciente, que o computador ligue e o anti-vírus dê sinal de si, para poder "ver as últimas".
Já recebi, de um qualquer blog, notícias em primeira mão. Já li, em variadíssimos blogs, textos muito melhores que os meus - o que promove alguma humildade. Alguns piores, também - o que causa, por vezes, algum arrepio.
Talvez a personagem (que não a pessoa) por trás de cada blog não seja muito real - no sentido directo de "palpável" - mas, na imensa maioria dos casos, tenta dar aos outros o melhor de si mesma. Por vaidade? Para auto-compensação? Por espírito de missão? Por passatempo? E isso interessa assim tanto? Quem recebe é que deve avaliar do seu interesse sobre um tema determinado, uma "maneira de estar" com que se identifique, um comentário a propósito, ou apenas de saudação... E isso, por si só, também é um exercício de liberdade e - porque não? - de ser solidário.
Como em tudo, também, haverá comportamentos desviantes... Esses, ou serão tão excelentes e criativos que farão escola, ou, pelo contrário, serão tão lamentáveis que a sua existência não é relevante.
Por mim, podes ficar outra vez babada: aqui venho sempre que posso, por mero prazer e desafio. E não me tenho sentido defraudado. Tanto, que amanhã tenciono voltar. (Por tua causa, até fiquei sem tempo para trabalhar algumas imagens da minha última divagação, para lançar nos meus Mares... Donde, uma vez mais, concluo que a importância das coisas, na blogosfera, é transcendentemente relativa - verdade que o La Palisse não desdenharia...). Beijos, com sabor a posta mirandesa.
Publicado por: OrCa em setembro 6, 2004 11:42 PM
>>Cris: é o tal equilíbrio, amiga. O que corremos o risco de perder se nos envolvermos demasiado em tudo isto. Por isso é bom pensarmos um pouco no assunto. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 7, 2004 12:07 AM
>>pandora: amiga, escreveste ao sabor das teclas a tua história única e semelhante a outras. E eu fiquei a compreender-te melhor. E a apreciar muito a São Alves, Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 7, 2004 12:09 AM
>>OrCa: homem, tens que ir mais vezes a Trás-os-Montes. Já vi que te dá um dom de oratória terrível. Adorei o teu comentário, porque nele está aquilo que tu realmente gostas nisto: interacção, comunicação, aprender umas coisas e também, porque não, dar a conhecer o que escreves. Há por aqui pessoas para quem a solidariedade, os sentimentos de esperança num mundo melhor, a amizade, significam muito e tu és sem dúvida uma delas. Pronto, agora é para não ser só eu a ficar babada!!:) Beijos
Publicado por: lique em setembro 7, 2004 12:17 AM
(Prometo-te-me aqui voltar, com o tempo e com o espírito mais aquietado, pois esta é uma temática que me desperta a curiosidade. Voltarei para reler e ler atentamente os comentários que te mereceu.)
Publicado por: MJM em setembro 7, 2004 01:06 AM
>>MJM: Então eu espero que cumpras a promessa que fizeste, com uma forma verbal tão interessante (por acaso, ou nem por isso?) . Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 7, 2004 09:42 AM
Depois de atentamente ter lido, quer o teu post, quer os comentários, sou levada a tb reflectir e não deixaria de não te deixar aqui o meu testemunho.
'Caí' no universo dos blogs em fev. Fiz diversas incursões, agrupei alguns por género, outros por empatia, outros por fascínio. Como sou uma comunicadora, não resisti, e fui 'largando' comentários. Alguém dos já antigos blogs me convenceu a criar um espaço meu e, em março, acedi. Tenho a confessar, agora, passados 6 meses, que o cômputo é positivo, pois de outra forma não teria tido a possibilidade de disfrutar de pessoas extraordinárias que conheci, que de outra forma continuaríam a apenas povoar uma amálgama anónima, apenas pressentida.
Mas, como não há bela sem senão, tb este espaço propicia ao malogro - já que, existem pessoas por detrás de uma personalidade (ficcionada, ou não) com todos os excessos, carências e subterfúgios, que pontualmente elegem alvos de massacre, gratuitamente. Decepções, tb as conto; encorporam a peça única, como o verso e o reverso de uma moeda.
A possibilidade do anonimato deixa campo aberto para quem não resiste a humilhar, e deste meio se serve (cobardemente) para vingar um qualquer complexo e atropelar os viajantes crédulos (em que eu me reconheço).
Teimo em gostar de gostar de pessoas. Sou optimista e reservo a esperança de, utilizando este meio de comunicação, poder aprender, fruir, deleitar-me, e 'conhecer' das pessoas o que elas facultam através do que escrevem, ou do que sujerem.
Serei, por isso, previsível, pois a minha conduta de liberdade, (embora lamentando quem a deturpa), permite-me justificar quem ainda não conseguiu colher os frutos suculentos e dulcíssimos de uma conquista inalienável: a capacidade de expressão/ criatividade sem grilhões!
A fragilidade humana será sempre pasto para grandes feitos e grandes defeitos; a blogosfera não fará disso excepção.
Tenho sido feliz por aqui, no paralelo da imagem colada à minha realidade, da qual, apenas parcialmente resguardo privacidades.
Publicado por: MJM em setembro 7, 2004 03:01 PM
Parabéns pela nova casa. Um dia destes começo um processo de mudança para este bairro.
Publicado por: grilinha em setembro 7, 2004 04:02 PM
>>MJM: só tenho que te agradecer o teu comentário, testemunho de um percurso semelhante ao meu na duração e também naquilo que espero desta "actividade" que, de certa forma, se acaba por tornar um pouco mais que um hobby. E eu também faço deste tempo um balanço positivo. Dou por mim a, para além do processo de escrita, apreciar as pessoas que adivinho do outro lado e a detectar-lhes as flutuações de humor que todos temos. E dou por mim a gostar de "conversar" com quem aqui vem e fazer estes comentários do tamanho da légua da Póvoa... Enfim, concordo contigo quanto aos comportamentos desviantes. Eles existem. Mas serão uma minoria. beijinhos
Publicado por: lique em setembro 7, 2004 08:42 PM
>>grilinha: obrigada. Acho que fazes bem em mudar-te do Sapo. É que não dá para fazer nada mesmo. Beijinhos
Publicado por: lique em setembro 7, 2004 08:43 PM
... só para dizer que MJM atingiu uma profundidade no seu comentário que dificilmente encontro no meu périplo por mares e oceanos... Daqui lhe tiro o meu chapéu!
Publicado por: OrCa em setembro 8, 2004 11:36 PM